amphibians

Carolina Hungria/ Notas de uma jornalista operando no limite.

28.4.03

Pensando sobre as guerras modernas. Todas as guerras travadas depois de 1914 foram guerras de massa. Por exemplo, na segunda guerra mundial, até 20% da população de países da Europa (como a Alemanha) foi à guerra. As guerras se tornaram "populares" na medida em que civis se tornaram alvos estratégicos certos, as vezes o principal objeto de ataque.

Outro detalhe: nas guerras pós primeira guerra mundial surge o termo "guerra democrática", aquela batalha que inclui, mais do que nunca, o campo ideológico, demonizando não só o inimigo e seu exército mas também o povo, exatamente da mesma forma como se faz entre adversários políticos. Os chefes de estados que vão à guerra passam a mobilizar os sentimentos nacionais de massa, conquistando a opinião pública contra toda uma civilização.

Ai, depois tem mais. Estou caindo de sono.
Alguns links recomendados pelo professor Claudio Tognolli que eu achei bacana e também recomendo:
Sobre Gonzo Journalism: gonzo.org
Notícias inteligentes: stratfor.com
Sobre jornalismo de guerra: comebackalive.com
Socorro! OKs, ainda não deu muito certo minha idéia de tornar esse blog uma página acadêmcia de quem está no sexto e último ano de ECA. Mas eu prometo ainda começar a postar dia desses. Eu estou fazendo toda a minha pesquisa acadêmica daquela forma arcaica, na biblioteca, com bloquinho e caneta, sabe? Dá preguiça de digitar. Esse post leva o título "socorro" pq eu estou desesperada por alguma bolinha que me faça feliz. Alguém tem? Socorro, mesmo.